Flagra: Fiat acelera testes do Panda, sucessor do Argo, no Brasil

26/05/2025



Após apresentar o novo Grande Panda na Europa com visual retrô e elementos pixelados na iluminação, a Fiat começa a testar no Brasil seu novo hatchback. A novidade, que compartilha plataforma com o Citroën C3, será o sucessor do Argo futuramente. Prova disso são as imagens do flagra que você neste artigo, divulgadas pelo perfil Placa Verde.

 

As imagens, que foram feitas originalmente pelo Portal Caminhões e Carretas, revelam que a marca italiana já começou a testar seu novo compacto pelas ruas de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Não é incomum modelos do Grupo Stellantis, que cuida das marcas Fiat, Peugeot, Jeep e Citroën, testar modelos por lá.

 

No caso do Panda, em específico, temos a confirmação que o modelo deve ter muito do primo francês Citroën C3, já que o novo hatch vem utilizando a carroceria do modelo para testar outros componentes.

 

A prática não é incomum, principalmente quando dois modelos compartilham plataforma, caso do C3, do 208 e do Panda, que utilizam a mesma Smart Car. O modelo da Citroën e o da Fiat, como já analisamos há algum tempo, também têm dimensões bem próximas, com ambos na casa dos 3,99 metros de comprimento e 2,54 cm de entre-eixos.

 

No design exterior, o visual ''quadradão'' também se repete, com o tema sendo mais presente no modelo italiano, que mantém o design fiel ao modelo original dos anos 1980, desenhado por Giorgetto Giugiaro e que também influenciou o primeiro Uno. Nos faróis, dependendo da versão, há LEDs do tipo pixelado. Já no C3, os faróis são do tipo bumerangue com a grade de duplo chevron cortando a dianteira.

 

Na lateral, o design segue a mesma linguagem, com o modelo italiano tendo molduras quadradas, além do nome "PANDA" escrito na lata do modelo. Já no C3, há molduras com design mais arredondado e, a depender da versão, retrovisores e teto tem cores contrastantes. Na traseira, o Fiat aposta em uma traseira limpa, com o nome Fiat estampado na tampa do porta-malas. Já o C3 aposta em um visual mais simples. Ambos têm porta-malas rente ao para-choque.

 

No interior, os dois modelos diferem bastante, já que, ao menos por enquanto, não há ainda um Grande Panda para outros mercados fora da Europa. Ainda sim, suas dimensões são bem próximas às do C3 brasileiro, com tamanho de porta-malas na casa dos 300 litros - mesmo na versão elétrica.

 

Confirmado para o Brasil em março pelo CEO global da Fiat, Olivier Francois, o Grande Panda - ou qualquer que seja o nome que adote por aqui - terá grande importância para a montadora em todo o mundo. O executivo o comparou em importância à família Palio, que foi a última considerada global pela Fiat. Sendo assim, o Grande Panda é considerado importantíssimo para o futuro da italiana, e por isso ganhará ainda derivados para substituir Pulse, Fastback e a picape Strada.

 

Mas isso não deve ocorrer antes do fim do ciclo de vida do compacto atual da marca. Sem cravar datas, o CEO apenas disse que “chegará ao Brasil depois como um substituto do Argo, que ainda não está no fim de seu ciclo de vida.”