VW Tera será lançado dia 25 de maio; veja tudo o que sabemos

19/05/2025



Depois de muito mistério, a chegada do próximo lançamento da Volkswagen do Brasil já tem data para acontecer: 25 de maio. A marca seguirá a estratégia de vincular o novo Tera a festivais de música. Primeiro veio a apresentação parcial do modelo em 2024 durante o Rock In Rio, seguido por uma revelação no meio do Carnaval do Rio e uma série especial The Town. A chegada oficial ocorrerá durante o C6 Fest, que ocorrerá na capital paulista.

 

Apesar de ainda não ter chegado, o novo modelo vai ter grande importância para a marca no país, como já ficou claro durante algumas apresentações do Tera e o reposicionamento recente de diversos carros para a chegada do SUV. Por isso, reunimos tudo o que já sabemos sobre o novo Volkswagen Tera para matar um pouco da ansiedade até seu lançamento, na próxima semana.

 

Nova linguagem visual

Começando pela parte que mais deve impactar quando o modelo for oficialmente lançado, o que se vê é uma nova identidade de design. É bem semelhante ao que a marca já aplica globalmente em seus SUVs, como a nova geração do Tiguan e a própria reestilização do Taos, que já roda nos Estados Unidos e no México. Na versão High Outfit, a única apresentada sem camuflagem à imprensa, os faróis e lanternas são de LED.

 

As luzes diurnas formam uma assinatura dianteira exclusiva, com iluminação fracionada em dois segmentos sobre os faróis. Não há uma grade iluminada ligando os dois lados, como no Nivus ou no Taos - há apenas um filete cromado.

 

Os retrovisores, por sua vez, são exclusivos (não são peças reutilizadas do Polo ou Nivus, por exemplo). Um vinco bem destacado está na lateral traseira, fazendo a ligação da porta até a lanterna. Na parte traseira, as lanternas trazem a mesma solução de Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu, com lanternas interligadas por uma barra preta com filetes prateados. Dentro das lanternas se veem filetes de LED. As rodas do carro mostrado no Sambódromo do Rio de Janeiro eram diamantadas de 17" e desenho bem esportivo, enquanto as mais baratas adotarão rodas com calotas.

 

Por dentro, o Tera aposta em um visual inspirado nos elétricos ID. da VW e no primo da Skoda, o Kylaq. A central multimídia fica em posição elevada, mas o painel segue estilo próprio. Ele contará com painel de instrumentos 100% digital de 10'' (ao menos na versão topo de linha) e o sistema VW Play Connect, permitindo conectividade total via aplicativo. O modelo também oferecerá carregamento de celular por indução e luz ambiente no meio do tabelier.

 

Quatro versões - e uma série especial

Apesar de ainda não ter revelado muitos detalhes técnicos sobre o Tera, já sabemos que o modelo terá quatro versões diferentes - além de uma série especial - através de um informe enviado para concessionárias há algum tempo, confirmado que o SUV que as versões do carro terão posicionamento bem diferente dentro do portfólio do modelo.

 

Começaremos pela mais simples, a MPI MT, que como a nomeclatura sugere utilizará motorização aspirada, a mesma que já esteve presente na linha Gol, Up!, Fox e no atual Polo. Ela entrega até 84 cv de potência e é acoplada exclusivamente à transmissão manual de 5 marchas. Nesse caso, o alvo é o Citroën Basalt Feel, único SUV com motor 1.0 aspirado hoje da categoria hoje e que tem preços partindo de R$ 100.490 na tabela, mas sai por R$ 92.990 na prática em concessionárias.

 

Flagra mais recente, a versão Comfort TSI AT será uma configuração abaixo da topo de linha, a já conhecida High TSI AT. Ambas utilizarão o 1.0 turbo flex de 3 cilindros na configuração encontrada nas versões mais caras do Polo, entregando até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, e será atrelado a um câmbio automático de 6 velocidades.

 

Isso ficou indicado nos flagras pela presença dos emblemas 170 TSI. Note que, diferente do restante da linha atual da VW, as versões mais equipadas utilizam os nomes que eram usados no Up!.

 

A maior surpresa, entretanto, é o TSI MT, confirmando as especulações de que o novo SUV da marca teria uma opção combinando o motor turbo com câmbio manual de 6 marchas. É o mesmo conjunto - e nomenclatura - do finado Volkswagen Polo TSI MT, mas, nesse caso, o alvo principal será o Renault Kardian Evolution MT, que tem preços partindo de cerca de R$ 112.690.

 

Já a série The Town, assim como outros carros com foco em eventos musicais da marca, celebrará a parceria da montadora com o evento. A série especial é baseada na versão topo de linha do SUV, a mesma mostrada no Sambódromo. Entre os diferenciais, recebeu emblemas alusivos à série nas colunas traseiras, teto pintado de preto, rodas escurecidas e "muitos outros detalhes especiais" que a montadora ainda não especificou.

 

VW Tera: principais itens de série

Ainda que o lançamento ainda não tenha acontecido, o site da Volkswagen já dá dicas do que poderemos ver no novo Tera, mesmo que não se especifique ainda em quais configurações estarão presentes.

 

A página dedicada do Volkswagen Tera fala que o SUV terá disponível itens como painel de instrumentos digital de 10,25", central multimídia VW Play, câmera de ré, luz ambiente interna, 6 airbags, assistente de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado em marcha ré, conectividade remota via aplicativo, carregador por indução, faróis de LED, chave presencial, partida por botão e ar-condicionado automático.

 

Reforma em casa

Durante a apresentação do novo T-Cross Extreme, a Volkswagen explicou um pouco mais sobre os efeitos da chegada do novo Tera do ponto de vista de produção. O inédito SUV causará uma verdadeira "dança das cadeiras" dentro do catálogo da marca, com carros mudando de fábrica como forma de acomodar a produção da novidade.

 

O novo Volkswagen Tera deverá ser fabricado em Taubaté (SP), de onde sai hoje o Polo. Por falar em Polo, o hatchback recebeu sua linha 2026 no dia 11 de abril, data em que a marca confirmou o fim de quatro versões do seu portfólio. A situação resolve, pelo menos em parte, as dúvidas sobre como o SUV e o modelo sobreviveriam nas concessionárias da marca sem canibalizar as vendas um do outro.

 

Lançamento mais importante desde o Gol

Por fim, mas não menos importante, relembramos que o novo SUV será um modelo muito importante para a alemã no país. Desenvolvido 100% no país, segundo a VW, o novo modelo será responsável por carregar o legado iniciado com o Fusca.

 

Isso ficou explícito durante a apresentação do Tera para a imprensa durante o Carnaval de 2025, onde um dos slides mostrava o novo modelo ao lado de um Fusca e de um Gol, simplesmente os dois modelos de maior sucesso da história da Volkswagen no Brasil. Há também um easter-egg no vidro traseiro com os três modelos juntos.

 

Não é exagero nosso dizer que a marca aposta alto no modelo, trazendo todas as qualidades da plataforma MQB A0, já presente na linha Polo, com o visual mais aventureiro e altinho que o mercado tanto pede nesta faixa de preço. Seu carisma entre os consumidores, entretanto, terá que ser conquistado com o tempo, característica que o sessentão Fusca e os mais de quarenta do Gol provam que não se consegue da noite para o dia.