Chevrolet revela primeiras imagens do novo SUV do Onix

21/07/2025



Especulado há mais de dois anos, um terceiro carro da Chevrolet a ser feito na fábrica de Gravataí (RS) acaba de ser confirmado pela General Motors. O modelo deverá ser uma opção mais aventureira do Onix, que já é feito por lá junto ao sedã Onix Plus. Assim, deve ter na mira modelos de uma categoria que vêm aquecendo o mercado: a dos SUVs compactos.

 

A ideia é ter um SUV derivado da plataforma do Onix, porém menor e mais barato que o Chevrolet Tracker, que acabou de mudar para a linha 2026. Assim, a marca deve trilhar o mesmo caminho de rivais como a Volkswagen com o Tera, a Renault com o Kardian, a Fiat com o Pulse e a Citroën com o Basalt. A Chevrolet revelou as primeiras imagens oficiais de seu novo SUV junto às comemorações de 25 anos de operação de Gravataí, que iniciou as atividades produzindo o Celta em 2000.

 

Nas imagens em vídeo que a Chevrolet divulgou, chamam a atenção o esquema de iluminação de LED com grupos óticos divididos em 3 níveis: luz diurna, faróis e luzes de neblina. É a mesma divisão vista em carros como o Tracker e a Montana. Já na traseira, a iluminação do carro mostrado também é de LED. As lanternas praticamente se interligam, mas são interrompidas pelo emblema da Chevrolet. A silhueta lateral mostra um carro com fórmula bem similar ao dos carros com os quais competirá. Tem linhas de hatch quando visto de lado, mas com linhas mais musculosas e altas.

 

Em flagras anteriores, o modelo revela que não se trata de um projeto 100% novo: ele deve aproveitar boa parte da base e da estrutura do hatch de entrada da marca. Seu visual deverá seguir a nova linguagem de design da GM, já vista em SUVs mais recentes, como Blazer EV e o Equinox a combustão, com faróis divididos e grade frontal mais pronunciada.

 

A camuflagem mais pesada na região da tampa traseira indica que o desenho da parte de trás também será próprio. Na parte superior, os racks de teto, ausentes no Onix atual, reforçam essa diferenciação. Na dianteira, que apareceu pouco nas fotos, também há camuflagem generosa, sinal de que podemos esperar elementos exclusivos para distanciar o novo SUV dos modelos de entrada. Há ainda um ligeiro aumento de altura em relação ao solo e rodas maiores do que as disponíveis hoje na linha Onix.

 

Por dentro, o interior deve contar com painel de instrumentos digital integrado à central multimídia, como já acontece na S10, na Trailblazer e na recém-atualizada Spin. Em tecnologia, a expectativa é que o novo modelo herde boa parte dos recursos já presentes em Tracker, Montana e Spin.

 

Ao contrário do Onix, que não oferece itens como alerta de colisão com frenagem automática ou alerta de saída de faixa, o novo SUV deve incluir recursos de assistência à condução, pelo menos nas versões mais completas.

 

Com isso, o novo SUV de entrada da Chevrolet não deve se distanciar muito em preço dos concorrentes diretos — e, se seguir a estratégia do Tera com o Polo, pode até substituir versões mais caras do próprio Onix.

 

Nas dimensões, a expectativa é que ele fique entre os dois irmãos: o Onix hatch mede 4.163 mm de comprimento e 2.551 mm de entre-eixos, enquanto o Tracker tem 4.270 mm de comprimento e 2.570 mm de entre-eixos. Em termos de motorização, o novo SUV deve adotar o motor 1.0 turbo atualizado com injeção direta — já usado no Tracker — entregando 115,5 cv (G)/ 121 cv (E) e 18,3 kgfm (G)/18,9 kgfm (E) de torque.